São Bernardo

Operação da GCM de São Bernardo resulta em duas prisões e 278 ocorrências no fim de semana

A Operação Dorme Bem, conduzida pela GCM (Guarda Civil Municipal) de São Bernardo com apoio da especializada Romu (Ronda Ostensiva Municipal), registrou 278 ocorrências na cidade, entre a noite de sexta-feira (5/09) e o domingo (8/09). A medida teve como foco a repressão à desordem, à perturbação do sossego e ao tráfico de drogas, ao mesmo tempo em que reforçou o atendimento às vítimas de violência e a presença preventiva em locais estratégicos da cidade.

Entre os principais resultados, destacam-se a prisão de dois homens em flagrante, a apreensão de 46 porções de maconha, seis pinos de cocaína e três porções de crack, além de casos de agressão, tentativa de roubo e violência doméstica. Foram contabilizadas ainda 134 ocorrências relacionadas à desordem e perturbação, 18 visitas de apoio a mulheres vítimas de violência, três ocorrências envolvendo animais e três atendimentos diretos de auxílio ao público.

O comandante da GCM de São Bernardo, Eduardo dos Santos, destacou o impacto da operação na qualidade de vida da população. “A Operação Dorme Bem tem mostrado, na prática, como o patrulhamento ostensivo, aliado ao uso inteligente das equipes, consegue reduzir riscos e trazer tranquilidade para quem vive e circula pela cidade. Nossa resposta tem sido rápida e eficiente, principalmente nas situações em que há vulnerabilidade social e criminalidade associada.”

Para o secretário municipal de Segurança, Major Arley Topalian, a ação conjunta na operação traz resultados práticos. “Cada ocorrência atendida representa não apenas números, mas histórias de cidadãos que precisaram da atuação das forças de segurança. Nossa missão é atuar de forma preventiva, conter o crime e oferecer segurança real à população. Isso se traduz em maior sensação de proteção e confiança nas instituições.”

OUTRAS AÇÕES – Em paralelo à Dorme Bem, a Operação Força Total, realizada de forma integrada entre a GCM, Polícia Militar e Polícia Civil, teve início em São Bernardo na sexta-feira e mobilizou 133 agentes. A ação concentrou-se no patrulhamento preventivo e ostensivo em áreas estratégicas da cidade, como o Centro, Rudge Ramos e Taboão, contando com viaturas, motocicletas e equipes especializadas para fortalecer a segurança em locais de maior fluxo de pessoas e alvo de denúncias da população.

Com foco na integração das forças e na resposta rápida às demandas da população, a operação faz parte de um esforço contínuo da Prefeitura em parceria com o Estado. Em julho, a força-tarefa já havia registrado mais de 8 mil ocorrências, incluindo prisões em flagrante, apreensões, recuperação de veículos e atendimentos a vítimas de violência doméstica.

Artigos relacionados

Alunos do Conecta São Bernardo são contemplados com certificado do curso de inglês

Evento no Teatro Cacilda Becker marca o encerramento da segunda fase do...

Vistoria final na Ponte Estaiada de São Bernardo coloca contagem regressiva para inauguração

Estrutura será entregue pela gestão Marcelo Lima no próximo sábado, dia 20...

Novo centro de infusão qualifica atendimento no Hospital de Câncer de São Bernardo

Espaço, implementado com recursos próprios, ao lado do pronto-atendimento da unidade, tem...

Procon de São Bernardo faz força-tarefa até dia 23 para atender consumidores prejudicados por falta de energia

O Procon de São Bernardo iniciou nesta segunda-feira, 15 de dezembro, força-tarefa...