Últimas notícias

Helicópteros da PM são acionados para resgates no interior e no litoral de SP

[ad_1]

Comando de Aviação usou técnicas especializadas para socorrer as vítimas em regiões de difícil acesso

O Comando de Aviação da Polícia Militar realizou duas operações de resgate no interior e no litoral de São Paulo no domingo (25). Ambas ocorrências aconteceram em regiões de difícil acesso e contaram com técnicas especializadas para garantir o salvamento das vítimas.

No município de São Pedro, no interior do estado, a equipe do Águia 21 foi acionada para apoiar o resgate de um instrutor e uma aluna de parapente. As vítimas sofreram um acidente logo após tentarem decolar na rampa de voo livre da cidade. O equipamento fechou no momento da decolagem, e os dois caíram sobre as árvores em um barranco.

As vítimas permaneceram presas na vegetação por cerca de três horas. De acordo com o comandante da aeronave, capitão Fabio Aiello, o local era de difícil acesso e o terreno inclinado impedia que o salvamento fosse realizado apenas por via terrestre.

Os policiais do Águia realizaram o resgate utilizando a técnica McGuire, que consiste no uso de cordas para realizar o socorro. Dois operadores desceram ancorados na corda até o ponto da ocorrência.

A aluna, com escoriações leves, e o instrutor, com possível fratura na perna, foram resgatados individualmente e encaminhados para atendimento com a equipe do SAMU.

“Após o término da missão bem-sucedida, a sensação é de alívio, por conseguir retirar aquelas pessoas e salvar a vida delas. Além do orgulho e satisfação de pertencer a uma instituição que através de intenso treinamento e muita doutrina conseguem prestar esse tipo de serviço à população”, comentou o capitão Aiello.

Salvamento em encosta no Guarujá

Poucas horas antes da primeira ocorrência, a equipe do Águia 3 havia sido mobilizada para atender a uma vítima que se feriu durante uma trilha na Praia do Guaiúba, no Guarujá, no litoral paulista. O homem escorregou sobre as pedras e sofreu diversos cortes nos pés, pernas e um ferimento profundo na mão.

O Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar) conseguiu alcançar a vítima por terra, realizar os primeiros socorros e estabilizá-la em uma prancha, mas a retirada foi inviável por causa do risco e à complexidade da trilha.

A equipe do Águia, então, realizou um sobrevoo inicial para avaliação da técnica mais adequada e, em seguida, efetuou o chamado desembarque em encosta. A aeronave pairou próxima ao solo para o desembarque do policial, que preparou a vítima para o embarque no helicóptero.

O piloto comandante da operação, tenente Filipe de Paula, disse que “a principal preocupação foi realizar o salvamento de forma rápida e eficiente, sem que nenhuma outra pessoa também se torne vítima, devido ao cenário perigoso da encosta”.

A vítima foi transportada até a Praça Horácio Lafer, onde foi recebida por uma equipe do SAMU. “A sensação é de gratidão e dever cumprido por poder ajudar”, completou.



[ad_2]

Fonte da Matéria

Artigos relacionados

Demi Moore faz rara publicação mais íntima sobre Bruce Willis

[ad_1] Demi Moore marcou presença na exibição privada do filme Song Sung...

Suspeito de matar esposa e filha a facadas morre em confronto com a PM

[ad_1] Um homem suspeito de assassinar a esposa e a filha morreu...

Calendário de lançamentos da F1 está completo: saiba quem vai mostrar o que

[ad_1] (UOL/FOLHAPRESS) – Com a necessidade de três baterias de testes coletivos...

Em derrota para Vorcaro, juiz dos EUA reconhece processo de liquidação do Master

[ad_1] SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O juiz Scott M. Grossman, do...