Santo André

Segunda edição do ‘Encontro com o Escritor’ agita Biblioteca Nair Lacerda

‘Prosa: narrativas entre o real e a ficção‘ será tema desta quarta, com as presenças de Luiz Henrique Gurgel , Vanessa Molnar e Isabela Veras

Santo André, 1° de setembro de 2025 – ‘Prosa: narrativas entre o real e a ficção’ é o tema da segunda edição do ‘Encontro com o Escritor’, novo projeto da Secretaria de Cultura de Santo André realizado na Biblioteca Nair Lacerda. Nesta quarta-feira (3), a partir das 19h, o evento gratuito reúne os escritores Luiz Henrique Gurgel e Vanessa Molnar, com mediação da designer editorial e produtora cultural Isabela Veras.

A intenção do programa é aproximar escritor e leitor, reforçando o papel da biblioteca como espaço aberto, vivo e em constante construção coletiva, a partir de experiências que vão além de palestras em si, mas se tornam oportunidade para troca, escuta e descoberta entre novos caminhos entre leitores, criadores e mediadores.

O ‘Encontro com o Escritor’ teve início na semana passada, com o tema ‘Quadrinhos e Fanzines: da colagem à inteligência artificial’ e ainda terá mais duas edições com a presença de convidados, todas mediadas por Isabela Veras.

Sobre os participantes – O sociólogo, professor, pesquisador e mestre em Literatura Brasileira Luiz Henrique Gurgel é andreense. Das salas de aula chegou ao jornalismo e em seguida à produção literária. É autor de “Amores malfadados” (Primata, 2020 – contos, lançado na Argentina pela Caravana Ed. e Caboré Libros com o título “Amores desgraciados”) e “Porque era ele, porque era eu e outras quase histórias” (Caravana, 2023 – cronicontos).

Há 30 anos trabalha com publicações, projetos editoriais, culturais e de formação educacional. Tem contos e crônicas publicadas em revistas literárias brasileiras, destacando-se a adaptação de conto para podcast do projeto Fabulações da Família Brasileira, do Instituto de Psicologia e do Instituto de Estudos Avançados da USP.

Já Vanessa Molnar é escritora, historiadora e mestre em Estudos Culturais pela Universidade de São Paulo. Foi Conselheira de Cultura Municipal de Santo André e Executiva Pública na Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. Ministrou série de oficinas literárias em centros culturais na região do ABC e atuou como professora de Sociologia e Filosofia da Educação. É autora do livro “A Importância dos Telhados”, vencedor da categoria Romance do Prêmio CEPE 2019 e Semifinalista do Prêmio Oceanos, publicado em 2020 e dos romances: “A Rota dos Ratos” e “As formas violentas do amor”, além do livro de contos “Depois da natureza não existe lirismo”, publicado em 2025 pela editora Clóe.

Por fim, a mediadora Isabela Veras é andreense, mãe solo e feminista, formada em Publicidade e Propaganda e pós-graduada em Design Gráfico. Responsável pelo Fabricando Ideias, atua com design editorial e produção e gestão cultural. É autora dos livros de contos “coLATERAL” (2022) e “sombras” (2024), ambos pela Alpharrabio Edições. É uma das coordenadoras do Centro Cultural Alpharrabio. Dirigiu e produziu o documentário curta-metragem “Insurrectas: a literatura independente feita por mulheres do ABC paulista”. É Promotora Legal Popular, formada na turma Amelinha Teles em SBC (2024).

Artigos relacionados

Ricardo Nunes, prefeito da Capital, recebe Gilvan Ferreira e diz que andreense é revelação da política nacional

O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, recebeu nesta terça-feira (16) o...

Craisa amplia horário de funcionamento para atender demanda de fim de ano

Craisa amplia horário de funcionamento para atender demanda de fim de ano...

Santo André abre consulta pública para construção da Política Municipal sobre Mudança do Clima

Contribuições poderão ser enviadas pela sociedade civil até 15 de fevereiro de...