Santo André

Santo André celebra vencedores do Prêmio Santo André de Inovação

Evento faz parte da Semana da Ciência, Tecnologia e Inovação; cerimônia aconteceu no Teatro Municipal

O Teatro Municipal Maestro Flavio Florence recebeu na noite da última quinta-feira (23) a nona edição do prêmio Santo André de Inovação, que faz parte da Semana Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação. Os vencedores foram a FEI (Fundação Educacional Inaciana), de São Bernardo do Campo, na categoria Soluções e Tecnologias Inovadoras, e a Escola Estadual Renêr Caram, que fica na Vila Palmares, em Santo André, na categoria Extensão Tecnológica.

O projeto da FEI consiste em um dispositivo que ajuda a diminuir tremores nas mãos usando um giroscópio que gira em alta velocidade. Já a Escola Estadual Renêr Caram criou estações meteorológicas de baixo custo para uso em escolas, ajudando alunos a entenderem melhor o clima da própria região. A iniciativa estimula o aprendizado em várias áreas do conhecimento.

“É gratificante ver todo esse trabalho com essa equipe empenhada. Este prêmio coloca Santo André no futuro, trazendo uma cidade mais inteligente e pensando sempre no morador andreense. Já temos diversas tecnologias sendo utilizadas como o Onda Verde, o CEP Digital, entre outras, que simplificam e agilizam a vida da população. Parabéns a todos que participaram e que seguem nos auxiliando em desenvolver políticas públicas englobando todos os munícipes”, enfatizou o prefeito Gilvan Ferreira.

Nesta, que foi a nona edição, os trabalhos ficaram à mostra por dois dias para visitação de escolas e público em geral, depois sendo avaliados por uma banca de 23 avaliadores. Em Soluções e Tecnologias Inovadoras, além da FEI, se destacaram Etecs (Escolas Técnicas Estaduais) e Fatecs (Faculdades de Tecnologia) da região.

Já em Extensão Tecnológica, além da Escola Estadual Renêr Caram, tiveram destaque a Strong Business School e a Universidade Metodista. Também apresentaram projetos Fundação Santo André, Hion Tecnologia, Senac, Senai, Universidade Federal do ABC e Universidade Municipal de São Caetano do Sul.

Santo André tem colocado a inovação como propulsor do desenvolvimento econômico e social da cidade, seja a inovação em processos, modelos de negócio, produtos ou serviços, e as instituições de ensino e pesquisa têm papel fundamental para fortalecer cada vez mais a economia do município.

O evento faz parte da Semana Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação 2025, promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego, por meio do Parque Tecnológico de Santo André. A iniciativa é realizada em consonância com a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e tem como objetivo fortalecer o intercâmbio entre instituições de pesquisa, ensino, governo e setor produtivo. A programação completa pode ser acessada em https://acesse.santoandre.br/semanadeinovacao25.

Artigos relacionados

Ricardo Nunes, prefeito da Capital, recebe Gilvan Ferreira e diz que andreense é revelação da política nacional

O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, recebeu nesta terça-feira (16) o...

Craisa amplia horário de funcionamento para atender demanda de fim de ano

Craisa amplia horário de funcionamento para atender demanda de fim de ano...

Santo André abre consulta pública para construção da Política Municipal sobre Mudança do Clima

Contribuições poderão ser enviadas pela sociedade civil até 15 de fevereiro de...