Santo André

Projeto Lean nas Emergências realiza…

O Centro Hospitalar Municipal de Santo André (CHMSA), unidade da Prefeitura gerenciada em parceria com a Fundação do ABC, acaba de passar por visita de diagnóstico dentro do Projeto Lean nas Emergências. O objetivo foi analisar os indicadores e fluxos da instituição, além de apresentar uma metodologia para controle desses dados, que auxiliará na tomada de decisões estratégicas para otimizar a jornada dos pacientes dentro do hospital.

O Projeto Lean nas Emergências é uma iniciativa realizada no âmbito do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), do Ministério da Saúde, e executada de forma colaborativa pelos hospitais BP – A Beneficência Portuguesa e Hospital Sírio-Libanês (HSL), em São Paulo, e Hospital Moinhos de Vento (HMV), em Porto Alegre. O objetivo é reduzir a superlotação nas urgências e emergências de hospitais públicos e filantrópicos do Brasil.

As indicações para participação no projeto acontecem em ciclos, a cada seis meses, e são um consenso entre Ministério da Saúde, Conselho Nacional de Secretários de Estado de Saúde (CONASS) e Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS). Para participar do projeto é preciso obedecer a alguns critérios essenciais de elegibilidade, como estrutura, governança institucional e algumas características da emergência.

MONITORAMENTO CONTÍNUO

Essa primeira visita diagnóstica ao CHMSA, realizada dias 2 e 3 de outubro, marca o início de um ciclo de um ano, com reuniões presenciais e on-line para monitorar os indicadores e avaliar a redução do tempo de atendimento dos pacientes. A metodologia Lean é a base do projeto, complementada por outras ferramentas de gestão, como o Kanban e o Kaizen.

“É uma experiência gratificante ver a equipe empenhada em buscar resultados e em potencializar a saúde pública no País”, afirmou Dr. Willian Faria, diretor do CHMSA. O projeto, além de melhorar os fluxos, visa a redução de custos e o aumento da eficiência nas atividades hospitalares.

Ao otimizar o funcionamento do hospital, os impactos positivos se estendem para todo o sistema de saúde pública, reforçando o papel essencial do Sistema Único de Saúde (SUS) e sua interconectividade na promoção da saúde.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Artigos relacionados

Ricardo Nunes, prefeito da Capital, recebe Gilvan Ferreira e diz que andreense é revelação da política nacional

O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, recebeu nesta terça-feira (16) o...

Craisa amplia horário de funcionamento para atender demanda de fim de ano

Craisa amplia horário de funcionamento para atender demanda de fim de ano...

Santo André abre consulta pública para construção da Política Municipal sobre Mudança do Clima

Contribuições poderão ser enviadas pela sociedade civil até 15 de fevereiro de...