Mauá

Programa Novos Olhares realiza entregas de óculos para alunos de Mauá

Em 2026, objetivo é ampliar o número de alunos atendidos, para que mais crianças melhorem a qualidade de vida

“Meu filho é alto para a idade. Para não atrapalhar os colegas, ele sentava no fundo da sala. Fazer consulta e os exames e receber os óculos foi muito importante para nós. Foi um grande alívio”, disse Renata Valêncio, não do Lucas Pedro. Ele é uma das 20 crianças beneficiadas nesta sexta-feira (12/12), durante a entrega de óculos na 2ª edição do Programa ‘Novos Olhares’, no auditório da Escola Cora Coralina. O programa é resultado da parceria entre Prefeitura de Mauá, por meio das secretarias de Relações Institucionais, Saúde e Educação, Rotary Club de Mauá, Pessoal Saúde, Alpha Diagnose e Taurus Seguradora, unidos para garantir consulta, exames e os óculos para as crianças.

“Consideramos este programa um marco para saúde ocular e para a educação do município. Os óculos representam o compromisso com a melhoria da qualidade de vida e do rendimento escolar das crianças”, afirmou o secretário de Relações Institucionais, Edilson de Paula. Edilson lembrou que o programa tem potencial para atendimento de 150 alunos, da rede municipal de ensino e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). As crianças têm de 7 a 14 anos e estão na lista de regulação da saúde do município de Mauá.

“Queremos aproveitar este momento, com muitos pais, mães, professores e crianças e incentivar a comunidade para promover a sensação de integração e contribuindo para a prevenção e combate às diferentes formas de violência na sociedade. As crianças inspiram o sentimento de que podemos ter um mundo melhor”, finalizou Edilson de Paula. Uma história foi emocionante no evento. Emerson Rodrigues perdeu a esposa na pandemia de Covid e estava acompanhando a filha Eloá na entrega. Ela é bastante descontraída e estava ansiosa para usar os óculos. “Comecei a notar ela forçando os olhinhos e eles ficavam vermelhos. Descobrimos que ela tem 6 e 4,5 graus nos olhos. Agora, vamos acompanhar para não evoluir e acredito que vai melhorar bastante”, afirmou o pai. As crianças se empolgaram com o microfone da apresentadora do evento e aproveitaram para agradecer os óculos e a oportunidade de participar do programa.

Neste processo, foram identificados quatro alunos com graus avançados, chegando a nove graus. Alguns casos foram encaminhados para a Central de Regulação da Secretaria de Saúde para os devidos encaminhamentos. Para o presidente do Rotary Club de Mauá, Pedro Cafisso, “é importante que os pais estejam atentos e não permitam que os filhos abandonem a escola. O futuro depende da educação.” “Vimos como é importante este programa com o exemplo de uma criança de 11 anos que sequer sabia como era o rosto da mãe, tamanho o grau do comprometimento da córnea”, explicou a representante da Pessoal Saúde, Cláudia Curtolo.

Artigos relacionados

GCM Mauá registra prisão por descumprimento da Lei Maria da Penha

GCM Mauá registra prisão por descumprimento da Lei Maria da Penha G7...

Nardini celebra o Natal com gesto de carinho aos colaboradores

Mais de 1.200 funcionários receberam panetones como forma de reconhecimento e valorização...

Prefeitura de Mauá inaugura o Central de Inteligência do Trânsito e Transporte

Prefeitura de Mauá inaugura o Central de Inteligência do Trânsito e Transporte...

Espaço Família do Jardim Sonia Maria reúne dezenas de crianças já na inauguração

Localizado na rua Rodrigo de Lucena, na Praça Geraldo Maurício de Souza,...