São Caetano

Programa Drenar São Caetano alcança 110 mil pessoas e traz benefícios sistêmicos para todo o município

As obras do Programa Drenar São Caetano alcançam diretamente seis bairros da cidade, mas com reflexos positivos, que vão além das regiões onde as frentes estão ou serão instaladas. O pacote de intervenções traz impacto coletivo para os moradores, desde a mobilidade urbana até a redução de prejuízos causados por enchentes.

As obras de drenagem e esgotamento sanitário já foram ou serão realizadas em oito bairros: Centro, Fundação, São José, Cerâmica, Oswaldo Cruz, Nova Gerty, Mauá e Santa Paula. Ao todo, são 110 mil moradores beneficiados, sendo 80 mil pelas redes de drenagem e outros 30 mil pelas obras de esgoto.

‘Esse tipo de obra são ‘invisíveis’ aos olhos da população, porque ficam escondidas sob o asfalto. Porém, seus resultados se expressam no cotidiano da população. E é nesse ponto que o Drenar se consolida como ação estrutural de impacto coletivo em São Caetano, mesmo quem não mora nas quadras onde há intervenção direta também sentirá os benefícios”, afirmou o secretário de Obras e Habitação (Seohab).

Os efeitos práticos do Drenar não se limitam às vias diretamente escavadas. Com menos enchentes, o trânsito tende a fluir melhor em dias de chuva intensa, o comércio sofre menos interrupções, e os gastos públicos com ações emergenciais diminuem, permitindo que o município reinvista esses recursos em outras demandas, além da geração de empregos ao longo do período de obras.

VALORIZAÇÃO
A modernização da infraestrutura subterrânea também contribui para a valorização imobiliária e para o giro econômico local, como anseia a moradora do Bairro Fundação, Rosa Sarah Kogan, que além de munícipe há mais de 50 anos, tem imóveis alugados na região. “As pessoas querem comprar ou alugar os imóveis a preço de banana, alegando que o bairro tem enchentes frequentes. A expectativa é que sem enchente tenha mais empreendimentos e mais pessoas interessadas em fazer negócio aqui”.

Além dos novos quilômetros de tubulações subterrâneas, o programa conta com intervenções estruturais que atuaram em conjunto no controle de cheias, como o Reservatório do Bairro Fundação, com capacidade para armazenar 18 mil metros cúbicos de água, Reservatório de Detenção de Cheias (piscinão), e o alteamento do muro de contenção, complementa o conjunto de ações que tem como objetivo minimizar o transbordo do Rio Tamanduateí.

Artigos relacionados

Canil da GCM de São Caetano recebe reforço de dois novos pastores Belga Mallinois

O Canil da GCM (Guarda Civil Municipal) de São Caetano do Sul...

Casal é preso pela GCM de São Caetano após furto em farmácia no Bairro Santo Antônio

Um casal com extensa ficha criminal foi preso pela GCM (Guarda Civil...

Prefeitura de São Caetano renova aparelhos de exames de imagem e garante economia aos cofres públicos

Prefeitura de São Caetano renova aparelhos de exames de imagem e garante...

GCM apreende adolescente por ato infracional de furto de celular no Bairro Santo Antônio

A GCM (Guarda Civil Municipal) de São Caetano apreendeu, na noite desta...