Política

Nunes atende Adrilles e rompe contrato com OS gerenciada por homem que comemorou morte de Charlie Kirk


Parlamentar do União Brasil-SP mobilizou na Câmara de São Paulo pedido de rescisão de convênio da Prefeitura com a Sustenidos, responsável pela administração do Theatro Municipal; medida foi tomada após empresa resistir em demitir Pedro Guida por fala sobre assassinato ocorrido nos Estados Unidos

Após o vereador de São Paulo-SP Adrilles Jorge (União Brasil) reivindicar, via ofícios, a quebra do contrato entre a Prefeitura e a Organização Social (OS) de Cultura Sustenidos, o prefeito Ricardo Nunes (MDB) pediu formalmente que a Procuradoria-Geral do Município (PGM) desse início ao cancelamento. A medida foi tomada pelo parlamentar em razão de a entidade se opor a demitir Pedro Guida, que, publicamente, comemorou o assassinato de Charlie Kirk.

A Sustenidos foi contratada para administrar o Theatro Municipal. Gestor de elencos da OS, Guida compartilhou nas redes sociais uma publicação afirmando que o influenciador de direita norte-americano, executado com um tiro fatal no pescoço, no último dia 10, “mereceu morrer por ser nazista”. O assassinato ocorreu enquanto Kirk palestrava num evento, na Universidade Utah Valley, na cidade de Orem, nos Estados Unidos. Aos 31 anos, ele era casado e tinha dois filhos.

Assim que teve conhecimento do vídeo de Guida e sabendo de sua ligação com a OS responsável pela gestão do Theatro Municipal, Adrilles mobilizou a Câmara e conseguiu 25 vereadores da Casa como signatários do ofício endereçado a Nunes, solicitando a imediata rescisão do convênio da Sustenidos com o Executivo.

Para o parlamentar do União Brasil, a manifestação “politicamente ofensiva” de Guida, e que viralizou, em poucos minutos, agride os princípios constitucionais da administração pública, em especial os da legalidade, da impessoalidade e da moralidade, conforme normatiza o artigo 37 da Constituição Federal:

“Quando se fala em liberdade, inclusive a de expressão, de opinião, sou o primeiro a defender. Mas não podemos confundir liberdade com incitação ao ódio, com a celebração da execução de alguém, ainda mais quando isso parte de pessoa com vínculos de trabalho com a administração pública”.

Antes de o parlamentar provocar formalmente a gestão Nunes sobre o assunto, a linha de frente do Theatro Municipal sugeriu à entidade que desligasse Guida, por sua fala na Internet sobre a execução de Kirk. O prefeito de São Paulo também chegou a pedir “decisões mais rígidas” por parte da OS, “devido à repercussão negativa do caso”. Contudo, nenhuma atitude foi tomada pela empresa:

“A Sustenidos foi longe demais, ao manter em seu expediente um cidadão que reverbera nas redes sociais o prazer pela morte de um cristão, brutalmente assassinado. Mesmo alertada, a empresa manteve o homem no quadro de funcionários. Não é possível a Prefeitura dar continuidade a uma relação jurídica com uma organização conivente com este tipo de conduta”, critica Adrilles.

Na quinta-feira (18/9), Nunes solicitou à PGM que providenciasse a revisão do contrato da Prefeitura com a Sustenidos.

Para Adrilles, as circunstâncias colocaram em risco o valor, a reputação e a credibilidade da gestão cultural do município:

“A decisão do prefeito (de São Paulo) Ricardo Nunes (MDB) em suspender o contrato com a Sustenidos é acertada. Esta OS deve receber a repulsa de todo cidadão paulistano, sobretudo de quem frequenta o Theatro Municipal. Não é razoável a maior cidade da América Latina compactuar com uma companhia que aceita a celebração da morte de um homem, de um pai de família”, conclui.





Fonte da Notícia

Artigos relacionados

Decisão limitando Apple torna ambiente digital competitivo, afirma fundador da Epic Games

MATHEUS TUPINASÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Diante da disputa regulatória com a...

Polícia foi chamada seis vezes à casa de Rob Reiner antes de assassinatos

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – A polícia foi chamada pelo menos seis...

Anvisa dá dicas de segurança alimentar para o fim do ano

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou orientações para garantir a...

Filmes que fazem a gente torcer pelos vilões

Vilões são aqueles que sempre odiamos, certo? E o mal sempre ofusca...