Santo André

Gilvan celebra avanço de Santo André em ranking: cidade lidera abastecimento de água, coleta de esgoto e destinação de lixo no país

Gilvan celebra avanço de Santo André em ranking: cidade lidera abastecimento de água, coleta de esgoto e destinação de lixo no país

Em Brasília, prefeito participou do lançamento do Ranking de Competitividade dos Municípios, idealizado pelo Centro de Liderança Pública

Brasília, 27 de agosto de 2025 – O prefeito de Santo André, Gilvan Ferreira, participou nesta quarta-feira (27) do debate promovido pelo Centro de Liderança Pública (CLP), em Brasília, que reuniu governadores e prefeitos de todo o Brasil para discutir os resultados do Ranking de Competitividade dos Estados e dos Municípios 2025.

Ao lado de governadores como Eduardo Leite (RS), Romeu Zema (MG) e Eduardo Riedel (MS), e de prefeitos de capitais, Gilvan foi convidado a compartilhar a experiência andreense em saneamento básico e sustentabilidade urbana, áreas em que Santo André vem apresentando avanços expressivos nos últimos anos.

Destaques do Ranking 2025

Segundo o levantamento divulgado nesta quarta-feira, Santo André subiu 14 posições no ranking geral, alcançando a 103ª colocação entre os 410 maiores municípios do país.

Os maiores saltos ocorreram em três áreas estratégicas:
• Saneamento: Santo André avançou 20 posições, alcançando o 46º lugar. A cidade figura em 1º lugar nacional em cobertura do abastecimento de água, coleta de esgoto e destinação final do lixo.
• Acesso à saúde: crescimento de 117 posições, resultado dos investimentos em infraestrutura hospitalar e na modernização do sistema de urgência e emergência.
• Sustentabilidade fiscal: avanço de 57 posições, reflexo da responsabilidade na gestão orçamentária e do equilíbrio das contas públicas.

Investimentos e projetos em saneamento

Nos últimos cinco anos, Santo André tem promovido grandes obras e investimentos estruturais que transformaram a cidade.

A expansão da rede de água levou abastecimento a regiões que antes dependiam de caminhão-pipa, enquanto a modernização de reservatórios e estações elevatórias de esgoto garantiu mais segurança no sistema.

Nesse período, também foi realizada a canalização e drenagem do Córrego Maurício de Medeiros, em uma intervenção de R$ 104 milhões. Outro avanço importante foi a implantação de sete microrreservatórios, conhecidos como “piscininhas”, que juntos têm capacidade de armazenar 4,7 milhões de litros de água.

A cidade ainda passou a contar com 561 bocas de lobo inteligentes e sistemas de Inteligência Artificial sob gestão da Defesa Civil para prevenir enchentes, além de fortalecer a gestão de resíduos sólidos por meio de programas como Moeda Verde, Moeda Pet e a abertura do primeiro Quintal Verde.

Todas essas iniciativas fazem parte do Programa Sanear Santo André, que tem financiamento internacional da CAF (Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe) no valor de US$ 50 milhões, além de contrapartida municipal.

Reconhecimento nacional

Além do crescimento no Ranking do CLP, Santo André já havia sido reconhecida pelo Instituto Trata Brasil como o 10º município do estado com melhor índice de saneamento básico, e pelo ISLU (Índice de Sustentabilidade de Limpeza Urbana) como a melhor gestão de resíduos sólidos da Região Metropolitana de São Paulo pelo segundo ano consecutivo.

“O ranking mostra que Santo André está no caminho certo. Ele é um instrumento que nos ajuda a ajustar e aprimorar nossas políticas públicas com base em dados e em evidências. Ao mesmo tempo, prova o quanto avançamos em áreas essenciais como saneamento, onde hoje somos exemplo nacional em abastecimento de água, coleta de esgoto e gestão de resíduos. Esse resultado é fruto de um trabalho integrado, planejado e eficiente, que garante dignidade para cada andreense”, afirmou o prefeito Gilvan Ferreira.

Artigos relacionados

Ricardo Nunes, prefeito da Capital, recebe Gilvan Ferreira e diz que andreense é revelação da política nacional

O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, recebeu nesta terça-feira (16) o...

Craisa amplia horário de funcionamento para atender demanda de fim de ano

Craisa amplia horário de funcionamento para atender demanda de fim de ano...

Santo André abre consulta pública para construção da Política Municipal sobre Mudança do Clima

Contribuições poderão ser enviadas pela sociedade civil até 15 de fevereiro de...