Ribeirão Pires

Fiscalização apreende bebidas sem identificação em adega no Pilar Velho em Ribeirão Pires

Ação do Grupo de Trabalho Integrado encontrou irregularidades em distribuidora; operação faz parte de força-tarefa da Prefeitura de Ribeirão Pires contra a comercialização de bebidas adulteradas

A Prefeitura de Ribeirão Pires intensificou, neste fim de semana, a fiscalização em adegas e distribuidoras de bebidas da cidade. No sábado (4), durante operação no bairro Pilar Velho, foram apreendidas 8 garrafas e 16 recipientes de vidro com tampa, todos contendo uma bebida destilada sem identificação de origem ou fabricação.

A ação foi conduzida pelo Grupo de Trabalho Integrado criado pela Administração Municipal para reforçar a segurança e proteger a saúde da população. Participaram da operação a equipe da Ronda Ostensiva Municipal (ROMU), a fiscalização da Secretaria Municipal de Clima, Meio Ambiente e Habitação e a Vigilância Sanitária.

O local foi interditado temporariamente e a bebida encaminhada para a Polícia Militar, que realizará a perícia nos recipientes para identificar a presença ou não da substância metanol ou de outros compostos não ideais para o consumo.

As equipes se deslocaram até a Delegacia de Polícia de Ribeirão Pires, onde o delegado de plantão determinou a realização de perícia no local. A ROMU permaneceu responsável pela preservação da área até a chegada dos peritos.

A intensificação da fiscalização começou na sexta-feira (3), com uma força-tarefa em diferentes pontos da cidade. A medida busca coibir a comercialização de bebidas adulteradas com metanol, substância altamente tóxica que provocou casos recentes de intoxicação na Grande São Paulo.

Em um dos estabelecimentos vistoriados no primeiro dia de patrulha do grupo de trabalho, os fiscais constataram outras irregularidades, como produtos com prazo de validade vencido e mercadorias em desacordo com as normas sanitárias vigentes.

O prefeito Guto Volpi destacou a importância da atuação conjunta: “Trabalhar de forma integrada e preventiva é essencial para proteger nossa população. Esse diálogo entre setores e instituições garante mais eficiência e segurança para a cidade”, afirmou.

Artigos relacionados

Ribeirão Pires encerra calendário anual do Empreendedorismo Feminino com 10ª edição do encontro

Iniciativa fortalece o protagonismo feminino no desenvolvimento econômico do município A Prefeitura...

Prefeitura de Ribeirão Pires distribui mais de três toneladas de ração a protetores e animais em vulnerabilidade

Prefeitura de Ribeirão Pires distribui mais de três toneladas de ração a...

Ribeirão Pires vive o “Ano do Turismo” e atrai mais de 315 mil visitantes em 2025

Movimentação histórica impulsionada por mais de 100 eventos e pelos atrativos permanentes...

Ribeirão Pires encerra 2025 com cerca de 100 mil pessoas atendidas por ações culturais

Programação incluiu 385 atividades no Anfiteatro, inauguração da Pinacoteca e aulas do...