São Bernardo

Programa Ouvir, Ler e Aprender já realizou avaliação visual e auditiva em mais de 30 mil estudantes de São Bernardo

Ação integrada das Secretarias de Educação e Saúde entregou neste sábado mais de 700 óculos, chegando a 4.903 o número de crianças que já receberam o equipamento 

A manhã de sol deste sábado (06/12) foi ainda mais especial para mais de 700 crianças no bairro Pauliceia. Isso porque a Prefeitura de São Bernardo realizou mais uma entrega do Programa Ouvir, Ler e Aprender, durante agenda conjunta das Secretarias de Educação e Saúde na EMEB Escritor Júlio Atlas. Nesta ação, 725 studantes de seis escolas municipais receberam seus óculos. Nas seis unidades escolares, foram avaliados 3.991 alunos. Com o evento, o programa passa a ter 4.903 óculos entregues e mais de 30 mil estudantes avaliados desde agosto.

A iniciativa integra um esforço permanente da administração municipal para garantir que as crianças da rede aprendam com qualidade, dignidade e acesso às condições essenciais de desenvolvimento. O programa potencializa o trabalho já realizado pelo Saúde na Escola, que promove avaliação e atualização de carteira de vacinação, avaliação e atendimentos em saúde bucal, escovação supervisionada e orientações nutricionais em toda a rede.

INCLUSÃO E MOBILIDADE SOCIAL – Durante a nova etapa, o prefeito Marcelo Lima reforçou que a ação integra um compromisso mais amplo de ampliar oportunidades para estudantes da cidade. Segundo ele, iniciativas como a entrega gratuita de óculos, o intercâmbio internacional do Conecta São Bernardo e a oferta de ensino superior gratuito pela Faculdade Municipal fazem parte de uma política pública de inclusão e mobilidade social. “Aqui, hoje, não é apenas uma entrega de óculos. É parte de um projeto maior, de dar oportunidade para as pessoas. Onde quem não tem alto poder aquisitivo também se desenvolve, melhora de vida e transforma a sua cidade”, afirmou.

A conquista chegou na família da mãe Tatiane Almeida, que acompanhava a filha Luana, de 8 anos, e relatou a importância da iniciativa para o desempenho escolar da menina. Luana recebeu seus óculos rosa – que ela teve a oportunidade de escolher -, após relatar dores de cabeça e dificuldade em acompanhar algumas matérias. “Receber esse equipamento pra nós foi ótimo. Isso mostra que a educação está atenta aos problemas que vão além da sala de aula. Ela adorou”, afirmou Tatiane.

O secretário de Educação, Júlio César Costa, destacou a importância pedagógica da ação, afirmando que garantir visão e audição adequadas é um passo determinante para o aprendizado. 

Já o secretário de adjunto de Saúde, Dr. Romero, reforçou que o programa amplia o alcance preventivo das equipes das UBS, aproximando-as da comunidade escolar e permitindo identificar precocemente qualquer necessidade de cuidado. “Atingimos uma marca expressiva para o benefício das crianças da nossa cidade. Esse programa é um símbolo importante para oferecer condições de aprendizado iguais a todos os alunos da rede municipal, por isso, é fundamental para que São Bernardo ofereça um atendimento integral em saúde e educação’’, relatou. 

A entrega envolveu estudantes das seguintes escolas:

– EMEB Escritor Júlio Atlas
– EMEB Padre Fiorente Elena
– EMEB Profª Sylvia Marilena Fantacini Zanetti
– EMEB Profª Jandira Maria Casonato
– EMEB Profº Paulo Teixeira de Camargo
– EMEB Profº Ramiro Gonçalez Fernandes

SOBRE O PROGRAMA – O Programa Ouvir, Ler e Aprender realiza triagem visual e auditiva em alunos do Ensino Fundamental, com laudos individuais, registro em carteirinha integrada ao prontuário escolar e encaminhamento para especialistas quando necessário. Os estudantes que apresentam necessidade recebem óculos de forma totalmente gratuita.

A ação potencializa o Programa Saúde na Escola, que inclui atividades educativas, avaliação e atualização de carteira de vacinação, avaliação e atendimentos em saúde bucal e escovação supervisionada. O programa também realiza a avaliação antropométrica e orientações nutricionais com foco na prevenção da obesidade infantil e doenças crônicas.

Lançado em agosto, o programa Ouvir, Ler e Aprender já avaliou mais de 30 mil crianças e deve atingir 50 mil estudantes até o fim de 2026. As novas entregas serão compartilhadas durante um calendário robusto, firmando o compromisso de garantir cuidado integral às crianças, unindo ações de saúde e educação para promover inclusão, desenvolvimento e melhores condições de aprendizagem para toda a rede municipal.

Artigos relacionados

Alunos do Conecta São Bernardo são contemplados com certificado do curso de inglês

Evento no Teatro Cacilda Becker marca o encerramento da segunda fase do...

Vistoria final na Ponte Estaiada de São Bernardo coloca contagem regressiva para inauguração

Estrutura será entregue pela gestão Marcelo Lima no próximo sábado, dia 20...

Novo centro de infusão qualifica atendimento no Hospital de Câncer de São Bernardo

Espaço, implementado com recursos próprios, ao lado do pronto-atendimento da unidade, tem...

Procon de São Bernardo faz força-tarefa até dia 23 para atender consumidores prejudicados por falta de energia

O Procon de São Bernardo iniciou nesta segunda-feira, 15 de dezembro, força-tarefa...