São Caetano

GCM de São Caetano recebe capacitação sobre rede de proteção à mulher vítima de violência doméstica

A Prefeitura de São Caetano do Sul, por meio da Secretaria de Segurança e a GCM (Guarda Civil Municipal) promoveram capacitação voltada aos GCMs sobre atendimento, abordagem e encaminhamento adequado às mulheres vítimas de violência doméstica. A formação aconteceu na sede da corporação e reuniu representantes da rede municipal de proteção.

A capacitação foi conduzida pela Delegada Titular da Delegacia de Defesa da Mulher de São Caetano, Dra. Luciara da Conceição Campos, ao lado do Secretário de Segurança e do Comandante da GCM. Também participou a coordenadora do CREAM (Centro de Referência Especializado de Atendimento à Mulher), Maria Aparecida da Silva.

O encontro teve como objetivo aperfeiçoar o atendimento prestado pelos GCMs, que muitas vezes são os primeiros a chegar às ocorrências. O treinamento abordou a rede de equipamentos disponíveis no município, protocolos de acolhimento, fluxo de atendimento e estratégias de orientação e encaminhamento seguro às vítimas.

O aperfeiçoamento foi desenvolvido pela Divisão de Ensino e Formação da GCM, responsável por estruturar os conteúdos e organizar a qualificação contínua dos agentes.

A delegada Luciara destacou a importância da qualificação constante dos profissionais da segurança. “Precisamos expandir essa etapa de aprimorar o atendimento. A rede de proteção à mulher de São Caetano está há muito tempo instalada, e precisamos ampliar sua efetividade. Este curso é um aperfeiçoamento para que todos os guardas tenham pleno conhecimento da rede e possam prestar um serviço de excelência.”

O secretário de Segurança destacou a importância que o governo municipal está proporcionando políticas de proteção às mulheres com o Smart Sanca Lilás. Reforçou a relevância da iniciativa. “Parabenizo o comando pela palestra. É uma orientação muito oportuna para o atendimento das mulheres vítimas de violência doméstica. Muitas vezes vocês são os primeiros a chegar, e essa preparação é essencial. Ter essa bagagem no atendimento faz toda a diferença.”

O comandante da GCM enfatizou que a violência doméstica é um problema coletivo. “Sei que esse assunto ainda é um tabu e muitas vezes minimizado, mas é algo muito sério. Vocês serão multiplicadores do que aprenderam aqui. Esse é um problema de todos, não só da segurança pública. Esse conhecimento vamos carregar para a vida e repassar adiante.”

Entre outros equipamentos, São Caetano conta com Patrulha Maria da Penha da GCM, CAISM (Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher), CREAM, CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) e Plajan (Plantão Jurídico de Assistência à Mulher, Idoso e Criança) como instrumentos de proteção às mulheres vítimas de violência.

Além disso, outras camadas de proteção foram recentemente adicionadas, como a criação do Smart Sanca Lilás, serviço de atendimento exclusivo dentro do Centro de Inteligência, Segurança e Emergências da Prefeitura, e a agilidade na instalação do botão de acionamento no celular, que agora é liberado a partir do registro do BO (Boletim de Ocorrência) da agressão.

A coordenadora do CREAM, Maria Aparecida da Silva, lembrou que o tema envolve mais do que legislação: trata-se de resgatar dignidade. “Falamos sobre violência de gênero e muitas dúvidas foram sanadas. As informações que divulgamos abrem portas para essas mulheres. Elas passam a saber que são atendidas, protegidas e respeitadas.”

Artigos relacionados

Canil da GCM de São Caetano recebe reforço de dois novos pastores Belga Mallinois

O Canil da GCM (Guarda Civil Municipal) de São Caetano do Sul...

Casal é preso pela GCM de São Caetano após furto em farmácia no Bairro Santo Antônio

Um casal com extensa ficha criminal foi preso pela GCM (Guarda Civil...

Prefeitura de São Caetano renova aparelhos de exames de imagem e garante economia aos cofres públicos

Prefeitura de São Caetano renova aparelhos de exames de imagem e garante...

GCM apreende adolescente por ato infracional de furto de celular no Bairro Santo Antônio

A GCM (Guarda Civil Municipal) de São Caetano apreendeu, na noite desta...