São Caetano

São Caetano amplia formações antirracistas na rede municipal com cursos estruturados pelo NAEI e ofertados no CECAPE

A Prefeitura de São Caetano do Sul, por meio da Secretaria de Educação, tem intensificado ao longo de 2025 a formação continuada de profissionais da rede municipal em temas relacionados ao combate ao racismo nas escolas. As capacitações são desenvolvidas pelo eixo Educação Afro-Brasileira e Indígena, integrante do NAEI (Núcleo de Apoio à Educação Inclusiva), e potencializadas pelo CECAPE (Centro de Capacitação dos Profissionais da Educação) Dra Zilda Arns, que ampliou a oferta de cursos, encontros e ações formativas ao longo do ano.

As formações fazem parte da política municipal de educação inclusiva e antirracista, em consonância com as Leis Federais nº 10.639/03 e 11.645/08, e têm como objetivo garantir que todos os profissionais — do corpo gestor aos agentes de apoio — estejam preparados para promover práticas pedagógicas que valorizem as identidades negras e indígenas, enfrentem o racismo e fortaleçam a cultura escolar de equidade e respeito.

No primeiro semestre, a Educação Afro-Brasileira e Indígena, em conjunto com o NAEI, realizou formações com todas as equipes gestoras das 68 unidades escolares, envolvendo diretores, assistentes de direção e coordenadores pedagógicos da Educação Infantil ao Ensino Médio. O objetivo foi orientar a incorporação das relações étnico-raciais nos PPPs (Projetos Político-Pedagógicos), nos planejamentos e no cotidiano escolar.

Além disso, mais de 1.200 profissionais de apoio — cuidadores, auxiliares da primeira infância e equipes vinculadas à educação especial — participaram de formações focadas em letramento racial, identificação de práticas racistas, enfrentamento ao racismo recreativo e estratégias colaborativas para fortalecer a participação e aprendizagem de todos os estudantes.

O trabalho do eixo Educação Afro-Brasileira e Indígena ganhou ainda mais força com o papel do CECAPE, que estruturou cursos presenciais, oficinas, jornadas formativas e trilhas de aprendizagem on-line sobre temas como: educação das relações étnico-raciais; letramento racial; enfrentamento ao racismo institucional; história e cultura afro-brasileira e indígena; práticas pedagógicas antirracistas em sala de aula; uso de materiais didáticos que representem a diversidade; protocolos e encaminhamentos em situações de discriminação; cultura de paz e convivência escolar.

Os cursos contam com certificação para evolução na carreira e têm presença crescente dos educadores da rede, que buscam aprofundar seus conhecimentos e transformar as práticas pedagógicas.

“A formação continuada é o alicerce para transformar a cultura escolar. Temos incentivado o acolhimento desse movimento dentro da nossa rede, envolvendo gestores, professores e equipes de apoio, fomentando que eles busquem ampliar repertório, revisar práticas e construir uma educação que garanta pertencimento e equidade para todos”, destaca a coordenadora do NAEI, Patrícia David.

Artigos relacionados

Canil da GCM de São Caetano recebe reforço de dois novos pastores Belga Mallinois

O Canil da GCM (Guarda Civil Municipal) de São Caetano do Sul...

Casal é preso pela GCM de São Caetano após furto em farmácia no Bairro Santo Antônio

Um casal com extensa ficha criminal foi preso pela GCM (Guarda Civil...

Prefeitura de São Caetano renova aparelhos de exames de imagem e garante economia aos cofres públicos

Prefeitura de São Caetano renova aparelhos de exames de imagem e garante...

GCM apreende adolescente por ato infracional de furto de celular no Bairro Santo Antônio

A GCM (Guarda Civil Municipal) de São Caetano apreendeu, na noite desta...