Política

Nova pesquisa Paraná traz Paulo Serra com até 8,9% para o Governo de SP


Em alguns cenários, ex-prefeito de Santo André-SP ultrapassa nomes como Alexandre Padilha, Felício Ramuth e Luiz Felipe D’Avila; tucano apresentou evolução no desempenho em comparação com o estudo de agosto, quando pontuava 7,8%

Levantamento divulgado nesta terça-feira (14/10) pelo Instituto Paraná Pesquisas mostra que o ex-prefeito de Santo André-SP Paulo Serra (PSDB) chega a pontuar até 8,9% na disputa pelo Governo do Estado de São Paulo. O tucano apresentou evolução no desempenho em comparação com a análise de agosto deste ano (7,8%) e, em alguns cenários, supera numericamente nomes como o ministro da Saúde, Alexandre Padilha (PT), e o vice-governador paulista, Felício Hamuth (PSD).

Presidente da Executiva Estadual do PSDB de São Paulo, Serra é citado em todos os sete cenários da mais recente pesquisa da Paraná para o comando do Palácio dos Bandeirantes. Com o governador Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos) concorrendo, o tucano tem de 3,8% a 4,9% da preferência do eleitorado. Em prováveis cenários sem o atual governador – devido a uma possível candidatura à Presidência da República -, o ex-prefeito de Santo André alcança entre 6% e 8,9%.

No quarto cenário do estudo, Serra (6%) apresenta vantagem numérica de 0,6 ponto percentual sobre Padilha – que tem 5,4%. Nos demais recortes do levantamento, a performance do tucano sobre o petista também se mantém. A diferença numérica chega a 1%.

Todas as sete simulações cravam superioridade do ex-prefeito do ABC sobre o cientista político Luiz Felipe D’Ávila (Novo), que foi candidato à Presidência da República em 2022. No sétimo cenário, com o presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), deputado André do Prado (PL), na disputa, Serra tem vantagem de 2,6 pontos percentuais.

A paridade do tucano também é notada com o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB), fora do levantamento. Nestes cenários, Serra acirra a corrida pela liderança do segundo pelotão, fazendo frente, inclusive, à deputada federal Érika Hilton (PSOL).

Na análise do ex-prefeito de Santo André, o levantamento desta terça-feira tem ressonância com estudos realizados por outros institutos de pesquisa, desde fevereiro deste ano, e que apontam para sua estabilidade, seguida de crescimento. Em análises anteriores, o tucano chegou a alcançar até 13% das intenções de voto.

Para o político, que é professor universitário e, neste ano, obteve certificação da Universidade de Harvard, dos Estados Unidos, em Financiamento de Infraestrutura, Regulação e Gestão de Parcerias Público-Privadas (PPPs), os resultados sinalizam que há espaço para uma opção de Centro na disputa pelo maior estado da América Latina:

“Este reconhecimento prova que os paulistas estão em busca de segurança, de responsabilidade, de seriedade e de foco, além dos extremos – da oposição pela oposição. Vejo desempenho crescente de nosso projeto e fazendo frente a quadros históricos da Política brasileira e a políticos de destaque nacional. O legado que deixei após dois mandatos como prefeito de Santo André contribui para este resultado”, aposta Serra, que deixou o Paço Municipal andreense, em dezembro de 2024, após duas gestões consecutivas, com 80,1% de aprovação, segundo levantamento do Instituto Paraná Pesquisas.

Metodologia
O levantamento da Paraná Pesquisas foi realizado de forma presencial, com 1.680 eleitores paulistas, entre 9/10 e 12/10. O grau de confiança da análise é de 95%, com margem de erro de 2,4 pontos percentuais para mais ou para menos.





Fonte da Notícia

Artigos relacionados

Decisão limitando Apple torna ambiente digital competitivo, afirma fundador da Epic Games

MATHEUS TUPINASÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Diante da disputa regulatória com a...

Polícia foi chamada seis vezes à casa de Rob Reiner antes de assassinatos

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – A polícia foi chamada pelo menos seis...

Anvisa dá dicas de segurança alimentar para o fim do ano

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou orientações para garantir a...

Filmes que fazem a gente torcer pelos vilões

Vilões são aqueles que sempre odiamos, certo? E o mal sempre ofusca...