São Caetano

Secretaria de Gestão e Governo Digital de São Caetano reduz gastos e aumenta eficiência da administração

O atual cenário econômico brasileiro é desafiador e, no âmbito municipal, desde o início do ano a Prefeitura de São Caetano do Sul encarou a necessidade de estabelecer medidas de restrição orçamentária para o saneamento das contas públicas. Mas graças ao empenho de todas as secretarias, em particular da Seged, Secretaria Municipal de Gestão e Governo Digital, esse desafio tem sido vencido passo a passo.

“A Seged é uma secretaria meio, ou seja, ela dá suporte para todas as demais unidades administrativas da Prefeitura, de forma que possam viabilizar suas finalidades”, destaca a secretária Sílvia de Campos, titular da pasta. Ela explica que a Seged é responsável, através de seus Departamentos, pela realização de licitações, contratações, estoques de materiais e do patrimônio de bens móveis; planejamento e operacionalização das atividades de tecnologia da informação e informática; ações de fiscalização do espaço urbano e desempenho econômico, para que toda a estrutura administrativa funcione da forma mais eficaz e econômica possível.

Os resultados desse trabalho incansável já estão surgindo de maneira inequívoca: desde o início do ano houve uma economia de R$ 35,218 milhões, por meio das ações diretas do Departamento de Planejamento, Compras, Licitações e Contratos nas licitações, com a ampliação das consultas de preços aos Painel de Preços do Governo Federal e no Painel Nacional de Contratações Públicas e as negociações realizadas durante os procedimentos licitatórios propiciaram a economia, tendo por base o valor de mercado e os preços negociados e contratados.

Outra importante iniciativa da Seged neste primeiro semestre foi o desenvolvimento de sistemas de informação com pessoal próprio, sem a necessidade de recorrer à contratação de empresas prestadoras de serviços. “Desenvolvemos com nossa própria equipe do DTI (Divisão de Tecnologia da Informação) diversos sistemas, como por exemplo o sistema de senhas do Atende Fácil, as inscrições do PEC (Programa Esportivo Comunitário) e dos Jogos Escolares”, informa a secretária.

Apenas com essas iniciativas, estima-se mais uma economia em torno de R$ 2,280 milhões ao ano. “Além de economizar, estamos valorizando os nossos funcionários e desenvolvendo produtos de acordo com a nossa realidade”.

As ações com vistas à melhoria do ambiente urbano e do desempenho econômico do Município também apresentam resultados positivos. Houve a redução do número de empresas encerradas, comparando-se ao mesmo período de 2024, e ampliou-se as ações de fiscalização, que atualmente são realizadas diariamente e em todos os períodos.

Artigos relacionados

Canil da GCM de São Caetano recebe reforço de dois novos pastores Belga Mallinois

O Canil da GCM (Guarda Civil Municipal) de São Caetano do Sul...

Casal é preso pela GCM de São Caetano após furto em farmácia no Bairro Santo Antônio

Um casal com extensa ficha criminal foi preso pela GCM (Guarda Civil...

Prefeitura de São Caetano renova aparelhos de exames de imagem e garante economia aos cofres públicos

Prefeitura de São Caetano renova aparelhos de exames de imagem e garante...

GCM apreende adolescente por ato infracional de furto de celular no Bairro Santo Antônio

A GCM (Guarda Civil Municipal) de São Caetano apreendeu, na noite desta...